Quem Somos

A chapa 1 - Vozes Em Movimento - possui integrantes da maioria dos diretórios acadêmicos, moradores das casas do estudante ( CEU I, II, III, IV e V ), e de todos os campi da UFSM (Frederico westphalen, Palmera das Missões e Silveira Martins). Estudantes que participam de diversos coletivos como: coletivo VOE, VERDE, AFRONTA, COSMUS. Somos a chapa mais representativa e estamos inseridos e construindo diversos espaços da universidade e do movimento estudantil. Em 2011, tivemos um ano marcante de lutas e conquistas para o Movimento Estudantil da UFSM, onde pautas históricas, como as três refeições no RU e o calçamento da CEU 2, foram alcançadas. 

O Diretório Central dos Estudantes teve uma importância fundamental nessas conquistas. E é por entender o DCE como um espaço importantíssimo para a conquista de nossos direitos e a construção de uma universidade democrática e de qualidade que nos colocamos como voz dos interesses das e dos estudantes da UFSM. A chapa 1, Vozes em Movimento, constitui-se de um grupo de pessoas que participaram da atual gestão do DCE e de pessoas que se aproximaram e contribuem na renovação construção desse Movimento Estudantil democrático, autônomo e combativo. E é a partir dessa participação que apresentamos nossas propostas, construídas pela discussão e pela prática, nas diversas atividades realizadas ao longo desse ano, como O Comitê da Verdade, os Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM), o Festival Nossas Expressões, a relação através dos Diretórios Acadêmicos, o Catacultura, as Calouradas, entre outras. 

Somos estudantes que vivenciam a universidade no seu dia-a-dia, participando de grupos de extensão, de ensino, pesquisa, de ciclos e núcleos de estudos, de coletivos e demais organizações estudantis . É por isso que conhecemos a Universidade e acreditamos que nossas vozes unidas são as vozes que conhecem a realidade dos estudantes e se movimentam para transformar e modificar esta realidade. 

Outra questão que nos caracteriza e que nos torna um grupo representativo, comprometido e propositivo, é que nossa chapa foi construída através de muita discussão, o que levou a formulação de propostas que condizem com a realidade concreta dos estudantes e com aquilo que acreditamos. Fizemos em torno de 10 reuniões nas quais discutimos intensamente tema por tema: O que é e para que serve o DCE, Universidade e Sociedade, Transporte público, Assistência estudantil, Saúde, Meio Ambiente , Cultura, Relações público-privadas (as fundações "ditas" de apoio), Comunicação, Relação com os DAs, Ensino Pesquisa e Extensão e Combate ás Opressões. 

Somos a voz dos estudantes que acreditam na transformação da universidade e da sociedade. Somos as vozes que se movimentam por uma universidade Pública, democrática e popular que garanta o acesso e a permanência e que cumpra seu papel na sociedade. Nós fizemos um movimento estudantil ativo e PROPOSITIVO, pois não acreditamos em um movimento que caminhe apenas contra tudo e todos. 

O que queremos é avançar na construção de um DCE com atitude, com reais propostas, inserido na luta concreta dos estudantes e que ousa cotidianamente estar disputando os rumos da universidade. Para seguir avançando em nossas conquistas, em defesa da diversidade e de uma universidade pública, democrática e popular, é necessário seguir em movimento. É preciso ter a experiência da participação ativa nos diversos espaços do Movimento Estudantil e a ousadia de fazer valer a nossa voz. 


Vozes em movimento construindo um DCE ATIVO E PROPOSITIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário